Entidades unificam discurso para reivindicar novos rumos da política no país

 

 

Por Ludimilla Carvalho

 

Neste sábado (02/08), o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) promove uma reunião para avaliar ações desenvolvidas em duas campanhas: da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e a campanha pelo Plebiscito Popular para a Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. As iniciativas têm como objetivo ampliar e democratizar a participação da sociedade civil na política, hoje praticamente restrita ao voto.

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas – que reúne 95 entidades – propõe um projeto de lei de iniciativa popular, cujo texto inclui temas como o financiamento democrático de campanha e a paridade de sexo entre candidatos nas listas dos partidos, sendo esta última, reivindicação antiga do movimento feminista. Já a ideia da campanha do plebiscito popular é consultar a população sobre a realização de uma constituinte para a reforma do sistema político. O movimento nacional é formado por mais de 300 organizações.

Embora o tema comum das mudanças no sistema político coloque lado a lado as propostas de ambos os grupos, só agora se decidiu unir nacionalmente ações para dar visibilidade e fortalecer o debate em torno das campanhas.

De acordo com Carmen Silva, do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, no FMPE e na AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras, à qual o FMPE é vinculado) as campanhas já estavam sendo realizadas em conjunto, pois ao coletarem assinaturas para o projeto de lei (da Coalizão) em suas atividades, as entidades faziam paralelamente a mobilização da campanha do plebiscito da constituinte, exatamente por entender a necessidade da luta conjunta pela reforma política. Ainda segundo Carmen, o encontro deste sábado, deve servir para contabilizar as assinaturas que o projeto de lei já tem, além de discutir a distribuição das urnas para a votação do plebiscito, marcado para setembro. Ou seja, a reunião deve funcionar como balanço das ações realizadas até agora em âmbito local pelo FMPE.

Em escala nacional, o objetivo é que o esforço conjunto se concentre na Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, que de acontecer de 01 a 07 de setembro, com a votação do plebiscito popular e o fortalecimento da coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular.

Serviço:
Reunião FMPE sobre ações da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas e Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
Sábado, 02/08/14, às 8h30
Sindisprev – Rua Marquês de Amorim, 174, Ilha do Leite

Publicado em 01/08/14

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Articulação nacional em prol da campanha pela constituinte da reforma política acontece próximo dia 12 de agosto

sex ago 8 , 2014
Foto: www.pagina13.org No Recife, movimentos vão às ruas buscar apoio de cidadãos e cidadãs Por Ludimilla Carvalho   A campanha […]