Aborto seguro: feminismo contra a barbárie

Integrante da rede que protegeu a garota capixaba conta: movimento feminista e médico corajoso foram cruciais para garantir o direito à interrupção da gravidez. Mas para avançar, é preciso batalha cultural contra o fundamentalismo.
Escute Silvia Camurça em entrevista a Gabriela Leite, no Tibungo

https://anchor.fm/tibungo/episodes/44-Aborto-seguro-feminismo-contra-a-barbrie-eieato/a-a30f1n0

Uma cena indescritivelmente cruel marcou o último final de semana. Grupos de fundamentalistas antiaborto aglomeraram-se em frente ao Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o Cisam, que faz parte da Universidade de Pernambuco. 

O que moveu seu ódio foi o fato de que uma garota de dez anos estava prestes a realizar um procedimento legal de aborto, de uma gravidez gerada por um estupro. Chamavam-na de assassina. Forçaram as portas do hospital. Foram impulsionados por Sara Giromini, extremista que está em prisão domiciliar e vazou informações confidenciais sobre a garota de 10 anos.

Mas houve resistência. Um grupo do Fórum de Mulheres de Pernambuco, ao saber do que estava prestes a acontecer, uniu-se para dificultar a entrada dos fundamentalistas. Usaram seus próprios corpos como correntes. O aborto foi concluído, graças também ao combativo médico obstetra dr Olímpio Barbosa de Moraes Filho, diretor clínico do Cisam.

Hoje conversaremos com Silvia Camurça, educadora popular e integrante da equipe do SOS Corpo Instituto Feminista pela Democracia. Militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Ela analisa como se deu o crescimento do poder e do alcance de grupos fundamentalistas antiaborto, e como estão ligados ao projeto de poder que hoje tem como principal líder o presidente Jair Bolsonaro. 

Silvia também escancara as desigualdades no direito ao aborto, em um país onde mulheres ricas interrompem a gravidez com segurança, enquanto as periféricas são marginalizada. E explica a importância do feminismo na transformação cultural da sociedade, que poderá mudar essa triste realidade no futuro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Lançada a Campanha contra fundamentalismos religiosos

sex ago 21 , 2020
Tire os fundamentalismos do caminho é uma campanha lançada por organizações feministas e entidades religiosas – cristãs, afro-brasileiras e indígenas para conter os efeitos nefastos do fundamentalismo religioso.