• Home »
  • #lutafeminista »
  • “Os detentores dos meios de produção do capital são os mesmos controladores dos grupos de mídia no Brasil”

“Os detentores dos meios de produção do capital são os mesmos controladores dos grupos de mídia no Brasil”

“A mídia é a elite. A mídia compõe a elite. Os detentores dos meios de produção do capital são os mesmos detentores dos meios de produção simbólica e material e são os controladores dos grupos de mídia. Se não são os concessionários dos grupos de mídia na radiodifusão, eles são os controladores das mídias digitais eletrônicas e outras mídias”.

Esse foi o cenário apresentado por Ana Veloso, professora do departamento de comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, integrante do Fórum Pernambucano de Comunicação, do Centro das Mulheres do Cabo e jornalista do Programa Fora da Curva. Ana Veloso é uma das referências na militância pela democratização da comunicação no Brasil e participou da roda de diálogo Reflexões e ação política das mulheres na comunicação, trabalho e direitos sexuais e reprodutivos do curso Caleidoscópio, trazendo um aspecto importante e que atravessa nossa luta enquanto movimento feminista: o direito humano à comunicação. 

Por meio da perspectiva da economia feminista dentro do campo teórico da economia política da comunicação, Ana apresentou o contexto da conhecida Batalha da Mídia. A comunicadora convocou ainda o movimento feminista, bem como os movimentos sociais em geral, para o engajamento na luta pela democratização dos meios de comunicação, front de disputa e consolidação do processo democrático no país. Para isso, é urgente o fortalecimento da comunicação popular e independente como aliada às lutas por direitos e garantias constitucionais.

Assista a fala completa de Ana Veloso no vídeo abaixo. Para saber mais sobre Quem controla a mídia no Brasil?, acesse aqui.