Lançamento do livro sobre fortalecimento das mulheres negras e populares

Depois de três anos vivendo junto experiências que fortaleceram o movimente de mulheres negras e populares no Norte e Nordeste do Brasil, a CESE e o SOS CORPO vem à público lançar uma publicação que sistematiza o aprendizado durante esses anos. Para nós, a auto-organização é o que de mais radical as mulheres negras e dos setores populares podem fazer para enfrentar tudo aquilo que as oprime e explora. Por isso, a proposta do livro é difundir o conhecimento produzido sobre e por estas mulheres, além de suscitar o debate dos desafios para sua permanência na arena política brasileira.

Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás” esta é a idéia atribuída ao ideograma Sankofa e que inspira esta sistematização. A publicação dá voz às participantes-sujeitos por diferentes caminhos: na forma de poesias, músicas, pensamentos colhidos nos debates e textos autorais que integram a elaboração construída pelas companheiras de diversas organizações que se dispuseram a ser co-autoras. Elas, mulheres quilombolas, indígenas, pescadoras, trabalhadoras rurais, pescadoras, marisqueiras, quebradeiras de coco, artesãs e militantes urbanas da periferia falam sobre o feminismo para elas e contam sobre as práticas e estratégias de ativismo que praticam.

Num texto fluido, que narra o vivido, o conhecido e o descoberto, a publicação inclui informações conceituais e dados ilustrativos do fio condutor das análises, ao mesmo tempo narrando, atualizando informação e, quiçá, contribuindo para formação da leitora- militante.

O lançamento do livro acontecerá na sexta, dia 27, a partir das 19h na sede do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia. Mais de dez mulheres de diferentes organizações, grupos, coletivos e associações que participaram do processo também estarão presentes na ocasião.

O que: Lançamento do livro Mulheres Negras e populares.
Experiências que se entrelaçam.
Quando: Sexta, 27 de abril
Horário: a partir das 19h
Onde: Sede do SOS Corpo
Endereço: Rua Real da Torre, 593, Madalena