• Home »
  • artigos »
  • Laicidade e Direito ao Aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e religioso

Laicidade e Direito ao Aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e religioso

por Romi Márcia Bencke, no Sexuality Policy Watch.

Frente ao contexto de politização do religioso – a emergência de forças e vozes religiosas no debate público sobre o direito – acreditamos que é cada vez mais necessário que o pensamento e a luta feminista não estejam alheios ao debate religioso. É neste intuito que o artigo Laicidade e Direito ao Aborto: interseções e conexões entre o debate feminista secular e feminista religioso, escrito pela pastora Romi Bencke, explora como a luta pelo direito ao aborto deve ser feita também através da religião.

A pastora Romi Márcia Bencke é representante da IECLB e secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Romi foi a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária geral do CONIC, entidade ecumênica que reúne as igrejas anglicanas, presbiterianas, luteranas, ortodoxas e católicas brasileiras.

Esta iniciativa é resultado da reunião estratégica “Laicidade e Direito ao Aborto: intersecções e conexões entre o debate feminista secular e feminista religioso”, realizada pela equipe do Projeto “Trincheira do Aborto Legal no Brasil: enfrentando a crise política e defendendo a autonomia sexual e reprodutiva das mulheres”, desenvolvido em consórcio pelo Cfemea e pelo Observatório de Sexualidade e Política/ SPW.

Faça o download aqui.

Imagem: Priscila Barbosa/Universa