• Home »
  • agenda »
  • Espetáculo teatral retrata as memórias de Carolina de Jesus [de 01 a 10/05/15]

Espetáculo teatral retrata as memórias de Carolina de Jesus [de 01 a 10/05/15]

Por Rivane Arantes e Mércia Alves(*)

Inspiradas na ideia “Carolinas de hoje”, mulheres que integram os vários grupos e organizações de mulheres do Recife e RMR participam no dia 8 de maio de uma atividade que mescla assistir ao espetáculo “Olhos de café quente” no Teatro Hermilo Borba Filho, e dialogar sobre a resistência das mulheres negras.

O eOlhos de Cafe Quente 2spetáculo retrata as memórias de Carolina de Jesus, uma poetisa negra que nasceu em 1914 e viveu parte de sua vida na favela Canidé em SP nos anos 50/60.

Ao fazer de sua própria vivência de mulher negra, que catava papel para sustentar sua família, a inspiração para sua poesia, Carolina não somente fez uma poesia engajada como ignorou as fronteiras que separam brancos e negros, trabalhadores e proprietários, homens e mulheres, (re) existindo e tornando-se fonte de inspiração para as mulheres que, como ela, querem ocupar um lugar de dignidade na sociedade.
É sem dúvida uma reflexão atual sobre as precárias condições de vida das mulheres que vivem nos morros e alagados das cidades. Além de uma oportunidade para as mulheres populares desfrutarem da arte e cultura à luz da memória de uma das poetisas negras ainda invisível em nossa história.

(*) Rivane Arantes e Mércia Alves são educadoras do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia

OLHOS DE CAFÉ QUENTE

Elenco: Soraya Silva, Quiercles Santana, Asaias Lira Zazaias Mucurana Guarani-kaiowà), Renata Phaelante, Aracelly Silva Aracelly Guarany Kaiowa), Natalie Revorêdo, Fabiano D’Angelo, Roberto D’Angelo, Sara Paixão, Zé BarbosaJosé Barbosa), Junior Aguiar Júnior Aguiar), Kleber Santana e Raffaella Fernandez.
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho – Av. Cais do Apolo, S/N – bairro do Recife
Data: 01 a 10 de maio de 2015 / Horário: 20h / Dias: sextas, sábados e domingo
Informações: 81. 3355 3320 e 9242 8948