Nova edição do Caleidoscópio é sobre Feminismo Decolonial Antirracista

Para questionar as relações de saber-poder convidamos a ativista do movimento feminista lésbico e antirracista de mulheres afro na América Latina e Caribe, Ochy Curiel.

Ela é Coordenadora de Pós-Graduação da Escola de Estudos de Gênero da Universidade Nacional da Colômbia, além de uma das fundadoras do Grupo Latino-americano de Estudos, Formação e Ação Feminista (GLEFAS). Ela é ativista do movimento feminista lésbico e do movimento antirracista de mulheres afro na América Latina.

Ochy dialoga com as teorias decoloniais, o feminismo negro e o feminismo lésbico e isso faz dela uma pesquisadora e ativista especialmente polêmica. Ela se opõe fortemente ao feminismo liberal, às políticas de identidade e à institucionalização do femininismo. Ela defende que o conhecimento não pode ser ocidental, neutro, ilustrado e produzido dentro dos muros fechados das academias. Para descolonizar o poder, a política, o feminismo é preciso, então, reconhecer as produções, as resistências e os saberes originários da áfrica, da América Latina, enfim, do Sul global. O Feminismo Decolonial da Ochy Curiel também questiona de forma radical a leitura de um “progresso na conquista de direitos das mulheres”. Questiona inclusive a concepção de progresso, modernidade e desenvolvimento, política sustentada muitos governos de esquerda na América Latina, por exemplo.

Para conhecer mais a Ochy e suas idéias, o SOS Corpo junto com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, e apoio do Fundo Elas realizam as seguintes atividades:

Mini-curso Caleidoscópio
Feminismo Decolonial Antirracista:
A urgência de uma política radical

De 19 a 21 de julho no MTC
Rua Gervásio Pires, 404 – Boa Vista


Inscrições até 9 de julho: http://bit.ly/inscricao-caleidoscopio
Divulgação das selecionadas: 13 de julho

 

 

Conferência aberta
Descolonizar a política:
as propostas do feminismo decolonial antirracista

Quinta-feira (19/07) a partir das 19h no MTC
Rua Gervásio Pires, 404 – Boa Vista

Confirme sua participação
https://www.facebook.com/events/1729345590494488/

 


Arte & Resistência (aberta ao público)
Dialogando sobre nosso artivismo feminista na luta e na resistência
Sábado, (21/07) a partir das 11h no SOS Corpo
Rua Real da Torre, 593 – Madalena

Confirme sua participação:
https://www.facebook.com/events/279915582745869/