03/07/14 – debate – Refletindo sobre o fim da violência contra as mulheres

Violência contra as mulheres é tema de debate na Mata Sul

Por Ludimilla Carvalho

 

Na próxima quinta-feira (03/07), o SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia realiza o debate Refletindo sobre o fim da violência contra as mulheres. O evento tem como objetivo articular um diálogo sobre a violência de gênero na Mata Sul de Pernambuco, e contará com a presença de integrantes do movimento de mulheres e de representantes dos governos de municípios.

De acordo com Simone Ferreira, educadora do SOS Corpo, levar essa discussão para as cidades da Mata Sul é crucial, considerando os altos índices de violência contra a mulher, e a forte atuação do movimento de mulheres na região. Além disso, o debate traz à tona uma luta conjunta para melhorar o funcionamento de serviços de apoio e atendimento à mulher vítima de violência. Isso inclui, por exemplo, a luta pela instalação de delegacias específicas, e também o desenvolvimento de ações voltadas para a questão, nos âmbitos da educação, da assistência social, e principalmente da saúde.

Ainda segundo Simone, promover a reflexão sobre o tema é importante para que se entenda que “o fim da violência contra as mulheres é uma responsabilidade de toda a sociedade”.
O evento é uma atividade do projeto Mulheres Tecendo Redes pelo Fim da Violência contra a Mulher que desenvolve ações de formação, articulação política entre movimentos e governos, intercâmbio de experiências e acompanhamento do funcionamento de serviços públicos.

O projeto tem apoio da União Europeia e objetiva o fortalecimento do movimento de mulheres no enfrentamento da violência contra as mulheres nas cidades de Joaquim Nabuco, Palmares, Água Preta e Catende. As atividades do projeto seguem até 2016.

Serviço
“Refletindo sobre o fim da violência contra as mulheres” (debate)
Quinta-feira, 03 de julho de 2014
9h
3ª GERES (antiga FUSAM) – Rua Luiz França, 1320, centro de Palmares